Eleição: promessas de campanha e a precarização da noção de cidadania

Auteurs-es

  • Vanderlei Castro Ezequiel Faculdade Cásper Líbero

DOI :

https://doi.org/10.5902/217549772803

Mots-clés :

Eleição, Espetacularização, Questões Sociais, Cidadania

Résumé

Durante as campanhas eleitorais o debate sobre a pobreza invade a grande imprensa por meio do discurso dos candidatos e desenvolve um papel ideológico claramente funcional à conservação da sociedade atual. Um debate promove a reversão dos direitos do cidadão por serviços e políticas sociais e assistenciais universais, transformando o dever do Estado em dádiva dos governantes. Este trabalho analisa como a espetacularização das promessas eleitorais aprofunda o processo de manipulação do indivíduo e precariza a noção de cidadania.

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Biographie de l'auteur-e

Vanderlei Castro Ezequiel, Faculdade Cásper Líbero

Mestre em Comunicação; Especialista em Tecnologia da Informação; Pesquisador do Grupo de Estudos Comunicação na Sociedade do Espetáculo vinculado à Pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. E-mail: vander.ce@gmail.com

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Publié-e

2012-07-10

Comment citer

Ezequiel, V. C. (2012). Eleição: promessas de campanha e a precarização da noção de cidadania. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(21). https://doi.org/10.5902/217549772803

Numéro

Rubrique

Artigos Livres