O roto na tela: o tipo popular urbano no cinema chileno clássico
DOI :
https://doi.org/10.5902/2175497724789Mots-clés :
Roto Chileno, Cinema Chileno, Cinema ClássicoRésumé
As figuras do roto e do huaso são consideradas tipos populares que encarnam a chilenidade. O pesquisador Santa Cruz Achurra frisa que durante o cinema chileno dos anos 1940 podemos encontrar uma presença maior do huaso em relação ao roto nos filmes. A partir desse dado, nosso objetivo no presente artigo não é buscar respostas para esse fenômeno, mas analisar como a figura do roto se constituiu num importante elemento presente na indústria cultural chilena na primeira metade do século XX e, portanto, foi absorvido pela produção cinematográfica local. Por fim, concentraremos nossos estudos no ator cômico Eugenio Retes, mais especificamente no filme El gran circo Chamorro (1955), dirigido por José Bohr.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.