A Psico-morfologia da Experiência Social: da atomização da privacidade à intimidade pública

Auteurs-es

  • Samuel Mateus Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens - Universidade Nova de Lisboa

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497714735

Mots-clés :

Publicidade e Privacidade, Individualização, Intimidade, Redes Sociais Online,

Résumé

Personalidade, Privacidade e Intimidade são noções basilares da experiência social. Acompanhando estes conceitos ao longo dos últimos séculos, o presente artigo procura analisar o investimento psicológico, orientado para a privacidade, da individualização moderna comparando-o com a experiência contemporânea.

Será argumentado que, dada a centralidade dos dispositivos tecnológicos de mediação simbólica, e em especial as redes sociais online, a individualização hodierna assenta num investimento pessoal que já não faz da intimidade e da privacidade as suas dimensões fundamentais mas que é justamente uma certa publicização do privado, e um certo movimento de mostração da intimidade que constituem os seus principais atributos

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Biographie de l'auteur-e

Samuel Mateus, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens - Universidade Nova de Lisboa

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.

Investigador Integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (UNL)

Bolseiro pós-doutorado FCT

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Publié-e

2015-08-23

Comment citer

Mateus, S. (2015). A Psico-morfologia da Experiência Social: da atomização da privacidade à intimidade pública. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(27). https://doi.org/10.5902/2175497714735

Numéro

Rubrique

Estrangeiros