A Convergência Midiática e as Mudanças Comportamentais no Consumo do Mercado de Nicho: Netflix e a “Desmaterialização” dos Produtos

Autores/as

  • Letícia Herrmann UTP/ UFPR/ UNICURITIBA

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549777080

Palabras clave:

Desmaterialização dos produtos, Consumo sustentável na internet, Mercado de Nicho.

Resumen

Este estudo articula as atuais formas de produção e consumo como maneira de conquistar diferentes mercados de nicho. Com o crescimento da utilização da internet, surgem novas tendências de mercado com produtos adaptados ao consumo desmaterializado que a rede proporciona. Essa reflexão aponta a internet como uma forma de auxílio ao consumo consciente de produtos que não precisa ser realizado pelo contato material criando um hábito de consumo sustentável em nichos de mercado. A empresa Netflix foi utilizada para observação empírica e a discussão teórica apoiou-se na mobilidade e sociedade em redes (CASTELLS, 2009), democratização do consumo (CANCLINI, 1995; MILLER 1998; BAUDRILLARD, 2003), mercado de nicho (ANDERSON, 2009) e a convergência de meios e inclusão social (JENKINS, 2009).

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Biografía del autor/a

Letícia Herrmann, UTP/ UFPR/ UNICURITIBA

Doutoranda em Comunicação e Linguagens e Mestre em Comunicação pela UTP, Especialista em Marketing com Graduação em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Professora de Graduação e Pós Graduação em Publicidade e Propaganda e Marketing na UFPR, UTP e UNICURITIBA e Analista de Pesquisa de Mercado no Marknet.

Publicado

2012-12-21

Cómo citar

Herrmann, L. (2012). A Convergência Midiática e as Mudanças Comportamentais no Consumo do Mercado de Nicho: Netflix e a “Desmaterialização” dos Produtos. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(22). https://doi.org/10.5902/217549777080

Número

Sección

Dossiê Temático: Mídia e Consumo