Consumo e performance: a máscara como item de cultura material na pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497763690

Palabras clave:

Consumo, Cultura Material, Performance, Sociabilidades,

Resumen

No contexto atual, vivenciado com a pandemia da Covid-19, um dos objetos que passou a ter seu consumo intensificado foi a máscara facial de proteção, que em meio ao cenário de isolamento social e restrições diversas, teve seu uso relacionado a questões para além do combate a disseminação do vírus, sendo utilizada também como forma de expressão e de práticas de performance. Nessa perspectiva, o presente artigo buscou ampliar as compreensões acerca das significações e simbolismos da utilização da máscara, tomando como base estudos acerca do Consumo (MCCRACKEN, 2007), da Cultura Material (MILLER, 2013) e de Performance (GOFFMAN, 2002), utilizando como metodologia a análise de conteúdo para investigar transformações sociais recentes em relação aos usos desse objeto na pandemia.

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Biografía del autor/a

Ana Carolina da Silva Barbosa Cirino, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (FACOM/UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ no Projeto de Pesquisa Consumo, Cultura Material e Práticas de Sociabilidade na Comunicação.

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professora na Faculdade de Comunicação (FACOM) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA).

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Publicado

2023-06-09

Cómo citar

Cirino, A. C. da S. B., & Vieira, M. do C. (2023). Consumo e performance: a máscara como item de cultura material na pandemia. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 22(48). https://doi.org/10.5902/2175497763690

Número

Sección

Artigos Livres