POR UMA POÉTICA HISTÓRICA DO SUPORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497763412

Palavras-chave:

Poética, Campo editorial, Imaginário midiático

Resumo

Este artigo propõe uma nova metodologia para a historia literária: uma investigação poética dos suportes a partir da historia do livro e das mídias. Apos uma introdução teórica onde se diferencia de trabalhos neste campo (nas obras de Donald McKenzie, Roger Chartier, Gérard Genette), o artigo enumera três campos de investigação possível nesta poética histórica do suporte: a enunciação editorial, negociação do escritor com o campo editorial e tomada de consciência do imaginário midiático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marie-Ève Thérenty, Université Paul Valéry Montpellier 3

Professora de literatura francesa na Universidade Paul Valéry Montpellier 3. Diretora do centro de pesquisa RIRRA21 — Représenter, Inventer la Realité du Romantisme à L’Aube du XIX siècle. Suas pesquisas dedicam-se às relações entre imprensa a literatura, sobre a poética do suporte e os imaginários midiáticos. É responsável pelo projeto ANR Numapresse e codiretora com Guillaume Pinson do projeto Médias19. Autora e organizadora de diversas obras sobre a história da imprensa.

Bruno Guimarães Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto no Departamento de Comunicação Social

Pesquisador Capes, CNPq e Fapemig

Downloads

Publicado

10-12-2020

Como Citar

Thérenty, M.- Ève, & Martins, B. G. (2020). POR UMA POÉTICA HISTÓRICA DO SUPORTE. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(41). https://doi.org/10.5902/2175497763412

Edição

Seção

Traduções

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)