As personagens-tipo da síndrome do protagonista midiático

Autores/as

  • Ana Luiza Coiro-Moraes UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549775117

Palabras clave:

Protagonismo midiático, Espetáculos de realidade, Personagens-tipo.

Resumen

Herdeiras da estética do folhetim — a exacerbação emocional das propostas do Romantismo — e do fait divers — a fórmula folhetinesca do jornalismo —, as personagens midiáticas compõem uma tipologia.

Essas personagens-tipo se fazem presentes nos programas que alçam sujeitos comuns à visibilidade midiática, através de sua inserção em algum espetáculo de realidade. Apresenta-se, neste trabalho, uma proposta de mapeamento dessas personagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Luiza Coiro-Moraes, UFSM

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universiddade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Professora Visitante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Publicado

2013-07-30

Cómo citar

Coiro-Moraes, A. L. (2013). As personagens-tipo da síndrome do protagonista midiático. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549775117

Número

Sección

Artigos Livres