O DISPOSITIVO INTERACIONAL “PÁGINA DO CANDIDATO NO FACEBOOK” NAS ELEIÇÕES DE 2014

Autores/as

  • Lídia Raquel Herculano Maia UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497748286

Palabras clave:

Dispositivos Interacionais. Campanha Presidencial. Facebook.

Resumen

Essa pesquisa tem como objetivo analisar as páginas do Facebook dos três principais presidenciáveis, nas eleições brasileiras de 2014, enquanto dispositivos interacionais nos quais se organizam sistemas de relações entre candidatos e eleitores. Para alcançar tal objetivo, realizamos uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, utilizando a perspectiva etnometodológica. A problemática central se constitui na articulação entre o contexto da campanha presidencial, as lógicas do Facebook e as lógicas e estratégias realizadas pelos participantes das páginas observadas. Concluindo-se que, em cada um dos três dispositivos, as funções do meio são diferentemente acionadas pelos participantes (candidatos e suas equipes e eleitores) no que tange ao objetivo comunicacional, de fazer a interação acontecer, e político, de vencer as eleições.

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Biografía del autor/a

Lídia Raquel Herculano Maia, UFPB

Professora substituta na Graduação em Relações Públicas da UFPB. Doutora em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com estágio doutoral na Florida State University. Mestre em Estudos da Mídia pelo PPGEM da UFRN. Membro dos grupos de pesquisa em Midiatização e Processos Sociais (Unisinos) e Gemini (UFRN). E-mail: lidiarhmaia@outlook.com

Publicado

2021-11-18

Cómo citar

Herculano Maia, L. R. (2021). O DISPOSITIVO INTERACIONAL “PÁGINA DO CANDIDATO NO FACEBOOK” NAS ELEIÇÕES DE 2014. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 20(44). https://doi.org/10.5902/2175497748286

Número

Sección

Artigos Livres