IDENTIDADES ESTRANGEIRAS NA NARRRATIVA DE UMA TELENOVELA BRASILEIRA: O PROCESSO DE RECEPÇÃO DE CAMINHO DAS ÍNDIAS

Autores/as

  • Paola Luciana Rodriguez Peciar Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Maria Catarina Chitolina Zanini Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497737227

Palabras clave:

Processo de recepção. Identidade Étnica. Telenovela

Resumen

Assistir a telenovelas é um hábito bastante arraigado no modo de vida dos brasileiros que também é adotado por imigrantes que residem no Brasil. As considerações deste artigo se baseiam no processo de recepção de imigrantes indianos da telenovela Caminho das Índias, cuja narrativa versava sobre a identidade étnica indiana em contraponto aos costumes do nosso país. O objetivo geral foi o de compreender a experiência desses imigrantes ao assistirem a uma telenovela que veiculava informações sobre seu país de origem e seu povo. Dentre as considerações alcançadas, entendemos que as narrativas das telenovelas são vivenciadas reflexivamente e que esse processo se configura como um rico objeto de pesquisa para a área da Antropologia, quando dialoga com os conhecimentos produzidos pela área da Comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paola Luciana Rodriguez Peciar, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina

Maria Catarina Chitolina Zanini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em História.

Publicado

2020-05-09

Cómo citar

Peciar, P. L. R., & Zanini, M. C. C. (2020). IDENTIDADES ESTRANGEIRAS NA NARRRATIVA DE UMA TELENOVELA BRASILEIRA: O PROCESSO DE RECEPÇÃO DE CAMINHO DAS ÍNDIAS. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 19(39). https://doi.org/10.5902/2175497737227

Número

Sección

Artigos Livres