O ensino jornalístico nas instituições universitárias do Sul do Brasil: presença de Teorias do Jornalismo na grade curricular

Autores/as

  • Sérgio Luiz Gadini Mestrado em Jornalismo UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497717653

Palabras clave:

Ensino de Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Gaduação em Jornalismo

Resumen

O texto apresenta um retrato da oferta da disciplina de Teorias do Jornalismo nos cursos mantidos por instituições de ensino superior nos três estados do Sul do Brasil. Os dados coletados em 2014 revelam a presença de um dos eixos conceituais norteadores da formação profissional na área, considerando a perspectiva de que a legitimidade de um campo social (onde se situa a profissão de jornalista) envolve o fortalecimento de modos de entender e nomear o fazer jornalístico. Pelos dados, entre os 60 cursos mantidos por IES sediadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, 36 (ou 60%) ofertam Teorias do Jornalismo, com mais frequência nas IES do RS. Na primeira parte, o texto traz uma contextualização história do ensino de Jornalismo no Brasil. A atualidade e a pertinência do estudo dialogam com a adaptação do projeto pedagógico e grade disciplinar, em andamento desde 2013, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais em Jornalismo nos cursos universitários do País.

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Biografía del autor/a

Sérgio Luiz Gadini, Mestrado em Jornalismo UEPG

Professor de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brasil.

Publicado

2016-07-16

Cómo citar

Gadini, S. L. (2016). O ensino jornalístico nas instituições universitárias do Sul do Brasil: presença de Teorias do Jornalismo na grade curricular. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 15(29). https://doi.org/10.5902/2175497717653

Número

Sección

Artigos Livres