Jornalismo, Assessoria de Imprensa e seus condicionantes organizacionais: Uma reflexão a partir das Teorias do Jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549779068Keywords:
Jornalismo, Assessoria de Imprensa, DeontologiaAbstract
O trabalho examina se (e em que extensão) os profissionais de Assessoria de Imprensa adotam, efetivamente, quadros de referência deontológicos típicos do Jornalismo. Em primeiro lugar, são discutidas as singularidades que marcam as atividades cotidianas de jornalistas e de assessores de imprensa. Em seguida, o texto analisa as características da Teoria Organizacional, dedicada a compreender os constrangimentos que as empresas impõem aos produtores de informação. A partir da literatura e da verificação de um conjunto de ilustrações, conclui-se haver uma tensão permanente entre jornalistas e assessores. A atuação de ambos os profissionais, porém, encontra-se fortemente subsumida à orientação de seus empregadores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of texts approved by the referees of Animus - Inter-American Journal of Media Communication automatically concede, and without any charge, the right to the first publication of the submitted material.