Brasileiros, Uruguaios e a Final da Copa de 50 na Televisão Brasileira: Futebol, Memória e a quebra do estereótipo da fronteira da paz
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549778704Keywords:
Consumo de televisão, Futebol, Fronteira Brasil-UruguaiAbstract
Estudamos a participação da televisão brasileira na articulação de representações sociais e de identidades culturais na fronteira Brasil-Uruguai. A partir das apropriações e usos que brasileiros e uruguaios fronteiriços fizeram das narrativas noticiosas que abordaram a final da Copa de 50, constatamos que elas colaboraram para o resgate da memória das relações uruguaio-brasileiras e para o reforço das identidades nacionais na região de fronteira. Essas narrativas mediaram as próprias relações sociais experimentadas entre os dois povos na região, por vezes colaborando para conferir um caráter de rivalidade à interação cotidiana. Assim, elas participaram da desconstrução do estereótipo da “fronteira da paz” que, frequentemente, predomina no imaginário fronteiriço e nas representações televisivas dessa fronteira ou das relações sociais uruguaio-brasileiras.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of texts approved by the referees of Animus - Inter-American Journal of Media Communication automatically concede, and without any charge, the right to the first publication of the submitted material.