O FLERTE EM SERVIÇOS ONLINE DE PAQUERA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497748084

Keywords:

Flerte, Serviços online de paquera, Práticas românticas e sexuais

Abstract

O flerte se apresenta como importante estratégia para exprimir o desejo pelo outro. Este artigo reflete sobre como os diferentes agenciamentos e affordances dos serviços online de paquera transformam os relacionamentos na contemporaneidade. Após uma historicização das práticas amorosas e sexuais em diferentes tempos e culturas, este artigo discute os resultados de um questionário online que obteve 397 respostas. Conforme nossos achados, comprovou-se que Tinder é o aplicativo mais popular no segmento. Para além da busca por parceiros sexuais, identificou-se significativo uso desses serviços digitais para encontros românticos. Discute-se também as formas de apresentação de si e abordagem, a centralidade das imagens na interface desses sistemas, as conversações fluidas, a transição do flerte do ambiente online para o offline e a agência dos aplicativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando vinculado ao Laboratório de Interações Mediadas por Computador
(LIMC/UFRGS) e Bolsista Capes no Programa de Pós-Graduação em Comunicação
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alex Primo, PPGCOM/UFRGS

Alex Primo é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS Possui doutorado em Informática na Educação (UFRGS), mestrado em Jornalismo (Ball State University) e graduação em Publicidade e Propaganda e Jornalismo (UCPEL). Sua tese de doutorado foi premiada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e pela Sociedade Brasileira de Infomática na Educação (SBIE). Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. Foi membro da diretoria da Compós (2005-2007), vice-coordenador do PPGCOM/UFRGS e editor dos periódicos e-compós e Intexto. É autor do livro "Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição". Coordena o Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC) e o grupo de pesquisa em Interação Mediada por Computador.

Published

2020-12-02

How to Cite

Fernandes, R., & Primo, A. (2020). O FLERTE EM SERVIÇOS ONLINE DE PAQUERA. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 19(41). https://doi.org/10.5902/2175497748084

Issue

Section

Free Articles