Imagem-pulsão no filme Volver de Almodóvar: contribuições dos significados gerados pelo figurino da personagem Raimunda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497743212

Palavras-chave:

Deleuze/Peirce. Imagem cinematográfica. Imagem-pulsão.

Resumo

Este artigo tem como objetivos contribuir para a compreensão de especificidades da relação entre imagem cinematográfica e pensamento e identificar aspectos dos figurinos da personagem Raimunda que contribuem para a composição das imagens-pulsão, no filme Volver de Almodóvar. Para tanto, apresentamos reflexões sobre imagem-movimento e suas divisões, com ênfase na imagem-pulsão, analisamos uma entre as sequências do filme com a personagem Raimunda, aplicando estratégias advindas da semiótica peirceana e da taxonomia deleuzeana para imagens cinematográficas. O figurino sugere, apresenta ou representa objetos pulsionais, o que contribui para a preponderância de imagens-pulsão no filme Volver. A relevância deste artigo está na possibilidade de sugerir estratégias de análise fílmica para além das textuais, narratológicas ou psicológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Alessandra Vichi, Universidade de Sorocaba

Mestre em Comunicação e Cultura - Uniso

Maria Ogecia Drigo, Universidade de Sorocaba

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e docente do Programa de Pós-graduaçaõ em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

Referências

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

COELHO JR., N. E. A noção de objeto na psicanálise freudiana. Ágora (Rio J.) [online]. 2001, vol.4, n.2, pp.37-49.

DELEUZE, G. A imagem-movimento Cinema 1.Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.

DRIGO, M. O.; Souza, L. C. P. Aulas de semiótica peirceana. Curitiba: Appris, 2020.

DRIGO, M.O. Imagens cinematográficas e imaginação: imagem-ação/grande forma no filme Beleza Americana. E-Compós, 23, 2020. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1923/1992. Acesso em:01 jun. 2020.

FRITZ, A. B. Leo, Alícia, Amparo, Tália: Imagens do feminino em Almodóvar. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

FREUD, S. Totem e tabu. Porto Alegre, L&PM Editores, 2013.

HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.

KWITKO, A. P. Estratégias Comunicacionais e Estéticas na Narrativa Cinematográfica de Pedro Almodóvar: o papel do figurino no filme Volver. Dissertação (Mestrado). Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2011.

LUZ, G. G; SILVA, A. R. “A imagem-pulsão: Deleuze entre Peirce e Freud”. In: INTERCOM, XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2 a 5 de set. de 2014, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu, INTERCOM, 2014. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/resumos/R9-2486-1.pdf> Acesso em: 12 jul. 2017.

LUZ, G. G. A imagem-pulsão em dispersão no cinema brasileiro. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

MALVESTIO, E. M. Um discurso sobre as atuais configurações familiares em filmes de Almodóvar. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

MUZY, L. S. Chicas del Montón: a Representação de Gênero no Cinema de Pedro Almodóvar. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

PEREIRA, J. V. S. Psicanálise e Cinema: sexualidade, desejo e pulsão de morte em Almodóvar. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São João del Rei, São João del Rei, 2015.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

SEELING, C. Moda: o século dos estilistas. Portugal: Könemann, 2000.

SILVA, A. R. da; LEITES, B. B. P.; LUZ, G. G. da. O estatuto da imagem-pulsão em Cronicamente Inviável e Amarelo Manga. Fractal: revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v 26, n. especial, 2014.

STRAUSS, F. Conversas com Almodóvar. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

VOLVER. Direção: Pedro Almodóvar. Produção: Augustín Almodóvar. Espanha, El Deseo, 10 março de 2006 (Mundial). 1 Dvd, 121 min, color. Comédia dramática. Legendas em português.

Downloads

Publicado

26-09-2022

Como Citar

Vichi, C. A., & Drigo, M. O. (2022). Imagem-pulsão no filme Volver de Almodóvar: contribuições dos significados gerados pelo figurino da personagem Raimunda. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(46). https://doi.org/10.5902/2175497743212

Edição

Seção

Estudos sobre Cinema