A (DES)CARACTERIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: A EBC DE TEMER A BOLSONARO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497742497

Keywords:

Comunicação Pública. EBC. Diálogo.

Abstract

O trabalho tem o objetivo de mapear e atualizar a condição histórico-legislativa da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, como principal meio de veiculação de Comunicação pública no Brasil; especificamente no período que compreende o mandato do presidente da República Michel Temer e os primeiros dez meses do governo Bolsonaro. Parte-se então do problema: Como a Comunicação Pública se fortaleceu ou foi desmontada (a partir da EBC) frente a quase quatro anos e dois mandatos presidenciais (entre 2016 e 2019)? Metodologicamente, o trabalho procedeu a uma análise de conteúdo de um conjunto de leis, decretos e outros dispositivos legais do Governo Federal voltados especialmente para a Empresa Brasil de Comunicação à luz do conceito de Comunicação Pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

PATRÍCIA RAKEL DE CASTRO SENA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior / Portugal. Mestre em Estudos da Mídia e Jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estágio sanduíche PROCAD na UFRJ. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e coordenadora da Linha de Pesquisa MID - Mídia e Democracia (pertencente ao NEEC - Núcleo de Estudos em Estratégias da Comunicação).

PABLO Pinheiro Corrêa Leal, Universidade Ceuma.

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Ceuma (2017).

Published

2021-11-18

How to Cite

SENA, P. R. D. C., & Leal, P. P. C. (2021). A (DES)CARACTERIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: A EBC DE TEMER A BOLSONARO. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 20(44). https://doi.org/10.5902/2175497742497

Issue

Section

Free Articles