Distribuição gratuita de música digital como dádiva no ciberespaço

Authors

  • Mônica de Sá Dantas Paz Universidade Federal da Bahia
  • Melina Aparecida dos Santos Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549773040

Keywords:

Distribuição musical, Cibercultura, Dádiva,

Abstract

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Este artigo visa a investigar a distribuição musical gratuita no ciberespaço, realizada e incentivada por músicos independentes, utilizando o conceito antropológico da dádiva, inicialmente observado por Marcel Mauss na obra Ensaio sobre a dádiva (1950). A proposta busca analisar as práticas colaborativas de artistas do circuito nacional e internacional que disponibilizaram seus álbuns inteiros para download; associando tal ato à tripla ação de dar, receber e retribuir estudada por Mauss, no início do século XX. Portanto, a dádiva será considerada como uma relação de troca na qual o bem circula a favor do vínculo entre os atores da cadeia de produção, divulgação e consumo musical no ciberespaço. Baseando-se em releituras das pesquisas de Mauss, parte-se da hipótese de que esta distribuição musical no ciberespaço encaixa-se na esfera da dádiva a desconhecidos, uma transformação da dádiva nas sociedades contemporâneas, visto que funciona como uma circulação espontânea de bens imateriais entre estranhos na internet.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mônica de Sá Dantas Paz, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa na linha de cibercultura e tem interesse em sites de redes sociais temáticas e colaboração. Também é Bacharel em Ciência da Computação pela mesma instituição.

Melina Aparecida dos Santos Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui interesses em produção musical, dádiva e modelos colaborativos. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Possui experiência em jornalismo impresso e radiojornalismo.

Published

2012-07-10

How to Cite

Paz, M. de S. D., & Silva, M. A. dos S. (2012). Distribuição gratuita de música digital como dádiva no ciberespaço. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(21). https://doi.org/10.5902/217549773040

Issue

Section

Thematic Dossier: Communication in Web environment