Para pensar a recepção publicitária: anotações empíricas sobre procedimentos metodológicos

Authors

  • Filipe Bordinhão dos Santos UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497715774

Abstract

O artigo propõe-se a discutir sobre os estudos da recepção publicitária, tendo em vista a necessidade de aprimorarmos bases referenciais que viabilizem compreender a relação entre a publicidade e os receptores. Para isso, o trabalho parte de apontamentos empíricos levantados em um estudo de recepção já concluído. A análise apresenta três pontos cruciais para o desenvolvimento de protocolos metodológicos que elucidem a investigação da recepção da publicidade: o fluxo publicitário, a apropriação de representações e a baixa memória do receptor. A partir da reflexão, percebemos, empiricamente, que ainda há grandes desafios para o aperfeiçoamento das pesquisas que estudam a relação entre os atores sociais e os anúncios publicitários, sobretudo quanto aos procedimentos metodológicos de observação e análise.

http://dx.doi.org/10.5902/2175497715774

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Published

2014-10-07

How to Cite

Santos, F. B. dos. (2014). Para pensar a recepção publicitária: anotações empíricas sobre procedimentos metodológicos. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 13(25). https://doi.org/10.5902/2175497715774

Issue

Section

Thematic Dossier: Reception Studies