Ponto de luz: A configuração de identidades através de um produto midiático

Authors

  • Jozéli Mônego
  • Elizabeth Duarte

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497712424

Abstract

O presente trabalho propõe-se a examinar as características gerais da religiosidade no Brasil contemporâneo. Contextualizando a forma de atuação midiática de igrejas, em particular as neopentecostais, analisa seu próspero crescimento, frente às características da sociedade atual. Com este objetivo, verifica as estratégias comunicativas e discursivas empregadas por instituições religiosas, no caso em estudo, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) para interpelar seus fiéis. Suas estratégias passam pela compra de emissoras de televisão e exibição de programas nos quais há a construção de identidade da própria IURD, via seus prepostos, seus fiéis e aqueles fiéis em potencial que as mídias então convocam. O estudo centra-se no exame de um programa em particular, o Ponto de luz.

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Published

2013-12-23

How to Cite

Mônego, J., & Duarte, E. (2013). Ponto de luz: A configuração de identidades através de um produto midiático. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 12(24). https://doi.org/10.5902/2175497712424

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