De Capa a Spielberg: uma estética para a representação da guerra

Autores

  • Maria Luisa Hoffmann Doutoranda pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade do Oeste Paulista e Professora convidada na Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.
  • Maikon Nikken Matuyama Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497710696

Palavras-chave:

Cinema, Fotojornalismo, Robert Capa

Resumo

Este artigo aborda a utilização das fotografias de Robert Capa como fonte para acriação de cenas do filme “O resgate do soldado Ryan” de Steven Spielberg, produzido em 1998. Robert Capa acompanhou o desembarque das primeiras tropas aliadas no litoral da Normandia, no dia 6 de junho de 1944, o dia D. A pesquisa indica que as cenas do filme buscam, através de técnicas cinematográficas, reproduzir a estética das imagens de Capa, fazendo com que o espectador se sinta, assim como o fotógrafo, dentro do campo de batalha.

http://dx.doi.org/10.5902/2175497710696

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luisa Hoffmann, Doutoranda pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade do Oeste Paulista e Professora convidada na Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

Jornalista e Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora da Especializaçãoem Fotografia da Universidade Estadual de Londrina e da Graduação em Comunicação Social na Universidade do Oeste Paulista

Maikon Nikken Matuyama, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em audiovisualpelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM). Especialista em Fotografia pelaUniversidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

07-10-2014

Como Citar

Hoffmann, M. L., & Matuyama, M. N. (2014). De Capa a Spielberg: uma estética para a representação da guerra. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 13(25). https://doi.org/10.5902/2175497710696

Edição

Seção

Artigos Livres