Relatório de Animus, periódico em dia

16-03-2020

O periódico Animus-Revista Interamericana de Comunicação Midiática, e-ISSN 2175-4977, classificada como qualis B1 (Comunicação e Informação, 2016), com previsão de ascensão para A3 na nova proposta de Qualis em estudo. Desde 2018 Animus conta com três edições anuais, o que se manteve no ano de 2019. Animus está indexada em DOAJ, LatinIndex, MIAR, ESJIndex.org, CiteFactor, REDIBE, EZ3, ResearchBib, LatinRev e, em 2019, ingressou no indexador Diadorim – Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponível no Portal de periódicos da UFSM: <https://periodicos.ufsm.br/animus>. Animus é financiada com o edital Pró-Revistas da Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa da UFSM, o que lhe permite manter a atividade de bolsistas permanentemente. Dando continuidade à política de periodicidade quadrimestral implantada em 2018, buscamos agilizar a publicação e dar vazão com maior rapidez ao grande volume de artigos submetidos para publicação.

A revista encontra-se rigorosamente em dia, sendo publicada a cada quatro meses sem atraso. Todo o processo da revista está on-line desde 2015. Em 2019 manteve-se e aprimorou-se a gestão totalmente online da revista na plataforma Seer/OJS. Em 2019 consolidou-se a mudança da periodicidade semestral para a periodicidade quadrimestral, com a publicação de 16 artigos em média por seção. As edições futuras são agendadas e os artigos são reservados, dando assim mais prazo pra revisões dos autores. Os autores recebem de forma automática no sistema, o aceite para publicação. Os avaliadores recebem pelo sistema o certificado de avaliação de artigo científico. O pleno gerenciamento on-line permite que a equipe da revista possa trabalhar em horários alternativos, de forma remota, agilizando o processo e colaborando para o cumprimento dos prazos de publicação e resposta aos autores.

Os recursos do Edital Pró-revistas da UFSM garantem a organização e a maior atenção ao processo de planejamento e edição da revista, especialmente pela disponibilização de bolsista que dá suporte ao processo.

As melhorias em 2019 dizem respeito especialmente a seus indicadores avaliados por ferramentas da plataforma Seer/OJS e Google Analytics: aumento no número de avaliadores da revista, que hoje somam 419, aumento de 49 no período (aumento de 16,4%). Aumento nas submissões, chegando a 102 artigos. Hoje a revista conta com 1309 usuários cadastrados em seu sistema, aumento de 220 no período (aumento de 20,2%). Autores são 1071 atualmente, 150 novos no período (aumento de 16,3%). São 1162 leitores cadastrados, 205 novos no período (aumento de 21,4%).

Outros dados interessantes do período de 2019 são: no período de abril de 2019 à 16 março de 2020, a revista obteve 28.000 acessos, com um aumento de 9.000 acessos no período. Dos 28.000 acessos, 24.800 ocorreram através de desktops e 3.200 através de plataformas mobile. Já no ranking por domínios, o maior direcionamento foi feito pelo Google. A página da revista oferece o link de sua página na rede social Facebook e o alcance nas postagens realizadas naquela rede social digital manteve-se em nível satisfatório, servindo, especialmente, para acessar a revista, seus artigos e submissões com facilidade.

A equipe de Animus é coordenada por sua editora Ada Cristina Machado Silveira e esteve integrada em 2017 e 2018 pelo professor Fabiano Maggioni, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM que atuou como editor-gerente. Em meados de 2018 assumiu a função a professora Marcela Guimarães e Silva, do Mestrado profissional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que até então atuava como editora da seção de mesmo nome. O egresso de doutorado Magnos Cassiano Casagrande, do Programa de pós-graduação em Comunicação da UFSM, admitido na condição de professor da Unipampa, passou a colaborar como editor da seção de Comunicação e indústria criativa. As duas edições de 2017 (volume 16) contaram com o dossiê com forte presença de seis autores espanhóis, intitulado “Sociabilização, comunicação e valores tecnológicos no novo contexto social”, organizado por Fabiano Maggioni da UFSM e pela professora Beatriz Peña Acuña da Universidad de Huelva (Espanha) e ainda pelo professor Jesús Segarra Saavedra da Universidad de Alicante (Espanha). Em 2017 publicaram-se 24 artigos na seção de artigos livres e 04 artigos na seção de Comunicação e indústria criativa:

2017, v.16, n. 31: 15 artigos livres e 02 em Comunicação e Indústria Criativa.

2017, v. 16, n. 32: 09 artigos livres,  02 em Comunicação e Indústria Criativa, 01 entrevista e 06 no dossiê Sociabilização, comunicação e valores tecnológicos no novo contexto social

Total 2017: 24 artigos livres, 04 em Comunicação e Indústria Criativa, 01 entrevista e 06 em dossiê. 34 artigos e o1 entrevista no ano.

As três edições de 2018 (volume 17, três números) totalizaram 41 artigos na seção de artigos livres e 7 na seção de Comunicação e indústria criativa:

2018, v.17, n.33: 14 artigos livres e 02 em Comunicação e Indústria Criativa.

2018, v. 17, n.34: 14 artigos livres e 02 em Comunicação e Indústria Criativa.

2018, v.17, n.35: 13 artigos livres e 03 em Comunicação e Indústria Criativa.

Total 2018: 41 artigos livres e 07 em Comunicação e Indústria Criativa. 48 artigos no total.

As três edições de 2019 (volume 18, três números)  com 32 artigos ao total na seção de artigos livres, com 02 artigos na seção de Comunicação e indústria criativa e o dossiê organizado por Marina Poggi (Argentina) e Ada C. Machado da Silveira, com 8 artigos de brasileiros e estrangeiros, intitulado “TICs como práctica social”. No mesmo volume e em outro número circulou ademais o dossiê “Metodologias creativas aplicadas a la comunicación; el Design Thinking y las nuevas posibilidades de crear soluciones com 03 artigos.

2019, v. 18, n. 36: 09 artigos livres, 01 em Comunicação e Indústria Criativa e 08 no Dossiê TICs como prática social.

2019, v. 18, n. 37: 12 artigos livres, 01 em Comunicação e Indústria Criativa e 03 no Dossiê.

2019, v. 18, n.38: 14 artigos livres, 01 em Comunicação e Indústria Criativa.

Total 2019: 35 artigos livres, 03  em Comunicação e Indústria Criativa, 11 em dossiês, 49 artigos no total.

Reiteramos nosso agradecimento a nosso Conselho Editorial, bem como à equipe de quatro centenas de revisores que, no processo de revisão às cegas, incansavelmente e de maneira graciosa, contribui para dinamizar nossa comunidade de pesquisadores. Animus tem agilizado o trâmite online em todos os seus procedimentos, dando transparência ao fluxo e limitando ao máximo os procedimentos off-line.