Jornalismo, Assessoria de Imprensa e seus condicionantes organizacionais: Uma reflexão a partir das Teorias do Jornalismo

Autores

  • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques Universidade Federal do Ceará
  • Edna Miola Universidade Federal de Sergipe.
  • Nayana Siebra Jornalista

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549779068

Palavras-chave:

Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Deontologia

Resumo

O trabalho examina se (e em que extensão) os profissionais de Assessoria de Imprensa adotam, efetivamente, quadros de referência deontológicos típicos do Jornalismo. Em primeiro lugar, são discutidas as singularidades que marcam as atividades cotidianas de jornalistas e de assessores de imprensa. Em seguida, o texto analisa as características da Teoria Organizacional, dedicada a compreender os constrangimentos que as empresas impõem aos produtores de informação. A partir da literatura e da verificação de um conjunto de ilustrações, conclui-se haver uma tensão permanente entre jornalistas e assessores. A atuação de ambos os profissionais, porém, encontra-se fortemente subsumida à orientação de seus empregadores.

http://dx.doi.org/10.5902/217549779068

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Biografia do Autor

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutorado em Comunicação Social (UFMG). Doutorado e Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Graduação em Jornalismo (UFC). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Líder do Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias (PONTE).

Edna Miola, Universidade Federal de Sergipe.

Professora da Universidade Federal de Sergipe. É Doutora em Comunicação Social (UFMG), Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e Graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda (UFRGS).

Nayana Siebra, Jornalista

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como bolsista de iniciação à docência no período em que contribuiu para a elaboração do trabalho.

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Publicado

07-10-2014

Como Citar

Marques, F. P. J. A., Miola, E., & Siebra, N. (2014). Jornalismo, Assessoria de Imprensa e seus condicionantes organizacionais: Uma reflexão a partir das Teorias do Jornalismo. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 13(25). https://doi.org/10.5902/217549779068

Edição

Seção

Artigos Livres