Sobre os jovens e a mídia

Autores

  • Veneza V. Mayora Ronsini Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790298

Palavras-chave:

Mídia, Consumo, Jovens

Resumo

O texto objetiva analisar a relação entre mídia e estilos juvenis que se organizam em torno de expressões musicais (hip-hop e punk), centrando- se em dois aspectos inter-relacionados, no do conflito entre classes sociais distintas e no da globalização/localização das expressões juvenis. Considera- mos que os estilos juvenis não são estilos de classes específicas porque derivam da cultura massiva ou mantém vínculos estreitos com ela, mas podem ser modos produtivos de lidar com essa cultura para atender a problemas colocados pela especificidade do grupo no interior da classe de origem. São produtivos porque estão inseridos na luta pela hegemonia e porque são elabo- rações a partir do consumo.

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Biografia do Autor

Veneza V. Mayora Ronsini, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Doutora em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Em 1998 foi bolsista da CAPES na University of California, Los Angeles, EUA.

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

Ronsini, V. V. M. (2024). Sobre os jovens e a mídia. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 2(1). https://doi.org/10.5902/2175497790298

Edição

Seção

Artigos Livres