A Convergência Midiática e as Mudanças Comportamentais no Consumo do Mercado de Nicho: Netflix e a “Desmaterialização” dos Produtos
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549777080Palavras-chave:
Desmaterialização dos produtos, Consumo sustentável na internet, Mercado de Nicho.Resumo
Este estudo articula as atuais formas de produção e consumo como maneira de conquistar diferentes mercados de nicho. Com o crescimento da utilização da internet, surgem novas tendências de mercado com produtos adaptados ao consumo desmaterializado que a rede proporciona. Essa reflexão aponta a internet como uma forma de auxílio ao consumo consciente de produtos que não precisa ser realizado pelo contato material criando um hábito de consumo sustentável em nichos de mercado. A empresa Netflix foi utilizada para observação empírica e a discussão teórica apoiou-se na mobilidade e sociedade em redes (CASTELLS, 2009), democratização do consumo (CANCLINI, 1995; MILLER 1998; BAUDRILLARD, 2003), mercado de nicho (ANDERSON, 2009) e a convergência de meios e inclusão social (JENKINS, 2009).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.