A Convergência Midiática e as Mudanças Comportamentais no Consumo do Mercado de Nicho: Netflix e a “Desmaterialização” dos Produtos

Letícia Herrmann

Resumo


Este estudo articula as atuais formas de produção e consumo como maneira de conquistar diferentes mercados de nicho. Com o crescimento da utilização da internet, surgem novas tendências de mercado com produtos adaptados ao consumo desmaterializado que a rede proporciona. Essa reflexão aponta a internet como uma forma de auxílio ao consumo consciente de produtos que não precisa ser realizado pelo contato material criando um hábito de consumo sustentável em nichos de mercado. A empresa Netflix foi utilizada para observação empírica e a discussão teórica apoiou-se na mobilidade e sociedade em redes (CASTELLS, 2009), democratização do consumo (CANCLINI, 1995; MILLER 1998; BAUDRILLARD, 2003), mercado de nicho (ANDERSON, 2009) e a convergência de meios e inclusão social (JENKINS, 2009).


Palavras-chave


Desmaterialização dos produtos; Consumo sustentável na internet; Mercado de Nicho.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/217549777080 ';





 

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PRÓ-REVISTAS 2019 nº 046/2019

 

ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiática

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Classificação Qualis-CAPES: A3

Temática classificada CNPQ: Comunicação: 6.09.00.00-8

DOI: 10.5902/21754977

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