A imprensa sindical em revista: uma análise da Revista do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497765800

Palavras-chave:

Imprensa sindical. Revista sindical. Revista do Brasil.

Resumo

Há pelo menos quatro décadas, a imprensa sindical no Brasil vem se renovando e ampliando suas estratégias de comunicação para levar formação e informação aos trabalhadores com o propósito de subsidiar as lutas políticas e sindicais e de diversificar os vínculos com suas bases. Dentre essas estratégias, ganhou relevo a produção de revistas sindicais impressas que, por sua natureza mais generalista, tem pautado temas diversos e procurado atingir objetivos menos corporativos. Uma das mais importantes experiências de revista sindical impressa é a Revista do Brasil que circulou mensalmente entre 2006 e 2017. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apresentar a Revista do Brasil como uma experiência de imprensa sindical em revista, analisando as principais temáticas abordadas em suas capas e indicando as especificidades desse tipo de produção no âmbito da imprensa sindical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozinaldo Antonio Miani, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - e História. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Doutor em História pela Unesp/Campus Assis. Pós-doutor pela ECA/USP (bolsista Fundação Araucária). Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do Programa de Mestrado em Comunicação da UEL/PR. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP/CNPq).

Downloads

Publicado

31-03-2022 — Atualizado em 21-04-2022

Versões

Como Citar

Miani, R. A. (2022). A imprensa sindical em revista: uma análise da Revista do Brasil. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(45). https://doi.org/10.5902/2175497765800 (Original work published 31º de março de 2022)

Edição

Seção

As muitas dimensões do Jornalismo de Revista