O FLERTE EM SERVIÇOS ONLINE DE PAQUERA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497748084

Palavras-chave:

Flerte, Serviços online de paquera, Práticas românticas e sexuais

Resumo

O flerte se apresenta como importante estratégia para exprimir o desejo pelo outro. Este artigo reflete sobre como os diferentes agenciamentos e affordances dos serviços online de paquera transformam os relacionamentos na contemporaneidade. Após uma historicização das práticas amorosas e sexuais em diferentes tempos e culturas, este artigo discute os resultados de um questionário online que obteve 397 respostas. Conforme nossos achados, comprovou-se que Tinder é o aplicativo mais popular no segmento. Para além da busca por parceiros sexuais, identificou-se significativo uso desses serviços digitais para encontros românticos. Discute-se também as formas de apresentação de si e abordagem, a centralidade das imagens na interface desses sistemas, as conversações fluidas, a transição do flerte do ambiente online para o offline e a agência dos aplicativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando vinculado ao Laboratório de Interações Mediadas por Computador
(LIMC/UFRGS) e Bolsista Capes no Programa de Pós-Graduação em Comunicação
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alex Primo, PPGCOM/UFRGS

Alex Primo é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS Possui doutorado em Informática na Educação (UFRGS), mestrado em Jornalismo (Ball State University) e graduação em Publicidade e Propaganda e Jornalismo (UCPEL). Sua tese de doutorado foi premiada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e pela Sociedade Brasileira de Infomática na Educação (SBIE). Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. Foi membro da diretoria da Compós (2005-2007), vice-coordenador do PPGCOM/UFRGS e editor dos periódicos e-compós e Intexto. É autor do livro "Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição". Coordena o Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC) e o grupo de pesquisa em Interação Mediada por Computador.

Downloads

Publicado

02-12-2020

Como Citar

Fernandes, R., & Primo, A. (2020). O FLERTE EM SERVIÇOS ONLINE DE PAQUERA. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(41). https://doi.org/10.5902/2175497748084

Edição

Seção

Artigos Livres