Imagem-pulsão no filme Volver de Almodóvar: contribuições dos significados gerados pelo figurino da personagem Raimunda
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497743212Palavras-chave:
Deleuze/Peirce. Imagem cinematográfica. Imagem-pulsão.Resumo
Este artigo tem como objetivos contribuir para a compreensão de especificidades da relação entre imagem cinematográfica e pensamento e identificar aspectos dos figurinos da personagem Raimunda que contribuem para a composição das imagens-pulsão, no filme Volver de Almodóvar. Para tanto, apresentamos reflexões sobre imagem-movimento e suas divisões, com ênfase na imagem-pulsão, analisamos uma entre as sequências do filme com a personagem Raimunda, aplicando estratégias advindas da semiótica peirceana e da taxonomia deleuzeana para imagens cinematográficas. O figurino sugere, apresenta ou representa objetos pulsionais, o que contribui para a preponderância de imagens-pulsão no filme Volver. A relevância deste artigo está na possibilidade de sugerir estratégias de análise fílmica para além das textuais, narratológicas ou psicológicas.
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