MEDIAÇÕES NOS E-SPORTS E STREAMING DE JOGOS : UMA EXEMPLIFICAÇÃO A PARTIR DA PERFORMANCE DO PRO-PLAYER BRTT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497742492

Palavras-chave:

E-sports, Streaming, Performance

Resumo

Neste artigo, abordamos as mediações que atravessam os e-sports e o live streaming de jogos a partir do entendimento de que essas práticas profissionais implicam arranjos midiáticos distintos. As principais chaves teóricas foram o modelo de múltiplas mediações (OROZCO-GOMES, 2000) e o conceito de performance (SCHECHNER, 2003). Os procedimentos empíricos envolveram a análise quanti-qualitativa de 20 transmissões de um pro-player e streamer brasileiro. Entre os resultados, destacamos que as principais distinções entre as duas práticas estão relacionadas às mediações ludo-tecnológicas e de transmissão, seguidas pelas mediações situacionais. E-sports e streaming demandam diferentes competências, mas o streaming de jogos não requer menos profissionalismo que os campeonatos.

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Biografia do Autor

Suely Dadalti Fragoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua nos cursos de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) e Graduação em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas

Mariana Amaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do PPGCom da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Roger Sandro Seula, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

11-08-2021

Como Citar

Fragoso, S. D., Amaro, M., & Seula, R. S. (2021). MEDIAÇÕES NOS E-SPORTS E STREAMING DE JOGOS : UMA EXEMPLIFICAÇÃO A PARTIR DA PERFORMANCE DO PRO-PLAYER BRTT. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(43). https://doi.org/10.5902/2175497742492

Edição

Seção

Artigos Livres