ARTESANATO E MÍDIA: QUANDO O MIDIÁTICO ATRAVESSA O TRADICIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497734110

Palavras-chave:

Artesanato, Cultura midiática, Práticas culturais

Resumo

Neste artigo, discute-se como as produções artesanais revelam as articulações entre a cultura popular e o midiático a partir da observação e análise das recentes produções artesanais de Mariana (MG). Isto se deve a percepção de que tais produções se revelam fortemente vinculadas à cultura midiática, especialmente pela incorporação de personagens de HQs famosos e desenhos animados (como Minions, Homem Aranha e Galinha Pintadinha). Entende-se que o surgimento deste tipo de produção artesanal se constitui como um fenômeno privilegiado para a compreensão da forma como o contexto midiático contemporâneo é processado e articulado às práticas culturais populares. Para compreender este cenário, buscamos as contribuições de Canclini (2015), relativos à hibridização, e Certeau (2008, 2009) sobre as práticas culturais, entre outras contribuições teórico-conceituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Figueiredo Barros do Prado, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. Co-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais - Giro.

Downloads

Publicado

11-09-2020

Como Citar

Prado, D. F. B. do. (2020). ARTESANATO E MÍDIA: QUANDO O MIDIÁTICO ATRAVESSA O TRADICIONAL. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(40). https://doi.org/10.5902/2175497734110

Edição

Seção

Artigos Livres