Distribuição gratuita de música digital como dádiva no ciberespaço

Autores

  • Mônica de Sá Dantas Paz Universidade Federal da Bahia
  • Melina Aparecida dos Santos Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549773040

Palavras-chave:

Distribuição musical, Cibercultura, Dádiva,

Resumo

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Este artigo visa a investigar a distribuição musical gratuita no ciberespaço, realizada e incentivada por músicos independentes, utilizando o conceito antropológico da dádiva, inicialmente observado por Marcel Mauss na obra Ensaio sobre a dádiva (1950). A proposta busca analisar as práticas colaborativas de artistas do circuito nacional e internacional que disponibilizaram seus álbuns inteiros para download; associando tal ato à tripla ação de dar, receber e retribuir estudada por Mauss, no início do século XX. Portanto, a dádiva será considerada como uma relação de troca na qual o bem circula a favor do vínculo entre os atores da cadeia de produção, divulgação e consumo musical no ciberespaço. Baseando-se em releituras das pesquisas de Mauss, parte-se da hipótese de que esta distribuição musical no ciberespaço encaixa-se na esfera da dádiva a desconhecidos, uma transformação da dádiva nas sociedades contemporâneas, visto que funciona como uma circulação espontânea de bens imateriais entre estranhos na internet.

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Biografia do Autor

Mônica de Sá Dantas Paz, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa na linha de cibercultura e tem interesse em sites de redes sociais temáticas e colaboração. Também é Bacharel em Ciência da Computação pela mesma instituição.

Melina Aparecida dos Santos Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui interesses em produção musical, dádiva e modelos colaborativos. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Possui experiência em jornalismo impresso e radiojornalismo.

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Publicado

10-07-2012

Como Citar

Paz, M. de S. D., & Silva, M. A. dos S. (2012). Distribuição gratuita de música digital como dádiva no ciberespaço. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(21). https://doi.org/10.5902/217549773040

Edição

Seção

Dossiê Temático: Comunicação no ambiente da web