Modelagem de comunicação: considerando a complexidade em políticas de tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497729514Palavras-chave:
Modelo de comunicação, Cultura de mídia, Políticas de TICResumo
Políticas voltadas a tecnologias digitais raramente tendem a considerar modelos de comunicação abrangentes, tampouco o modo como a informação é realmente gerada e assimilada em um processo comunicacional. Normalmente, os modelos que descrevem a comunicação são inteiramente circunscritos pela dimensão técnica. Em interações mediadas pela tecnologia, a efetividade entre a intenção de uma mensagem e como ela é recebida e compreendida por um usuário é fundamental para a criação de conhecimento e a construção de intersubjetividades, e pode ser decisiva em políticas de TIC. Interatividade, múltiplos contextos e subjetividade são fatores condicionantes desse processo complexo. Este artigo apresenta uma reflexão sobre como modelos de comunicação que incluem esses fatores podem contribuir para o entendimento fenomenológico da comunicação, cobrindo lacunas de modelagens usualmente adotadas, cujo foco atém-se predominantemente à dimensão tecnológica ou de comunicação de massa. Uma compreensão mais ampla e multidimensional da complexidade inerente ao processo comunicacional pode suportar com maior eficiência a formulação de políticas de tecnologias digitais.Downloads
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