Cozinhar nos comerciais de tv: representações do impacto da industrialização e da informatização no trabalho culinário doméstico
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497725958Palavras-chave:
comunicação. industrialização. trabalho culinário.Resumo
O objetivo desse trabalho é caracterizar algumas das transformações sofridas pelo trabalho a partir da industrialização do sistema produtivo, e discutir seu impacto no fazer culinário doméstico. A reflexão se desenvolve a partir da intersecção entre a comunicação e o consumo desse fazer culinário doméstico, ilustrada na narrativa de três vídeos publicitários que refletem a cena desse contexto sociocultural: tempero Knorr Meu Feijão, sopa instantânea Vono e panela de pressão elétrica Viva Digital Philips Walita. Contribuem para a discussão autores que estudam o papel representativo do discurso publicitário e do consumo na sociedade, como Dominique Maingueneau, Everardo Rocha, Néstor García Canclini e Michel de Certeau, e que olham para a industrialização moderna e seu impacto no trabalho, como Karl Marx, Harry Braverman, Richard Sennet e Claude Fischler.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.