Cozinhar nos comerciais de tv: representações do impacto da industrialização e da informatização no trabalho culinário doméstico

Joana Angélica Pellerano

Resumo


O objetivo desse trabalho é caracterizar algumas das transformações sofridas pelo trabalho a partir da industrialização do sistema produtivo, e discutir seu impacto no fazer culinário doméstico. A reflexão se desenvolve a partir da intersecção entre a comunicação e o consumo desse fazer culinário doméstico, ilustrada na narrativa de três vídeos publicitários que refletem a cena desse contexto sociocultural: tempero Knorr Meu Feijão, sopa instantânea Vono e panela de pressão elétrica Viva Digital Philips Walita. Contribuem para a discussão autores que estudam o papel representativo do discurso publicitário e do consumo na sociedade, como Dominique Maingueneau, Everardo Rocha, Néstor García Canclini e Michel de Certeau, e que olham para a industrialização moderna e seu impacto no trabalho, como Karl Marx, Harry Braverman, Richard Sennet e Claude Fischler.


Palavras-chave


comunicação. industrialização. trabalho culinário.

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DOI: https://doi.org/10.5902/2175497725958 ';





 

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PRÓ-REVISTAS 2019 nº 046/2019

 

ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiática

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Classificação Qualis-CAPES: A3

Temática classificada CNPQ: Comunicação: 6.09.00.00-8

DOI: 10.5902/21754977

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