Ensino de jornalismo e desenvolvimento da escrita: influência da organização tópica da entrevista na elaboração de perfis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497723634

Palavras-chave:

Ensino de jornalismo, Perfil, Entrevista.

Resumo

Neste trabalho iremos analisar o modo como a entrevista (oral) participou da elaboração de  perfis (escrita) na produção de estudantes de jornalismo. A intenção é observar a interação fala-escrita em processos de desenvolvimento da escrita que envolvem retextualização (passagem do oral para o escrito). Para identificar essa interação, usaremos a ideia de tópico (tema), que nos mostra em que momentos a sequência dos tópicos da entrevista foi mantida ou alterada no perfil. Também buscaremos identificar as diferentes soluções exploradas pelos estudantes e a relação dessas soluções com a maturidade da sua escrita. E, assim, localizar opções didáticas aplicáveis em cursos de jornalismo que sejam compatíveis com esse quadro.

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Biografia do Autor

Agnes Francine de Carvalho Mariano, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela mesma instituição e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. É professora da Universidade Federal de Ouro Preto, da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6422229750567834

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Mariano, A. F. de C. (2018). Ensino de jornalismo e desenvolvimento da escrita: influência da organização tópica da entrevista na elaboração de perfis. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(34). https://doi.org/10.5902/2175497723634

Edição

Seção

Artigos Livres