Ensino de jornalismo e desenvolvimento da escrita: influência da organização tópica da entrevista na elaboração de perfis

Agnes Francine de Carvalho Mariano

Resumo


Neste trabalho iremos analisar o modo como a entrevista (oral) participou da elaboração de  perfis (escrita) na produção de estudantes de jornalismo. A intenção é observar a interação fala-escrita em processos de desenvolvimento da escrita que envolvem retextualização (passagem do oral para o escrito). Para identificar essa interação, usaremos a ideia de tópico (tema), que nos mostra em que momentos a sequência dos tópicos da entrevista foi mantida ou alterada no perfil. Também buscaremos identificar as diferentes soluções exploradas pelos estudantes e a relação dessas soluções com a maturidade da sua escrita. E, assim, localizar opções didáticas aplicáveis em cursos de jornalismo que sejam compatíveis com esse quadro.


Palavras-chave


Ensino de jornalismo; Perfil; Entrevista.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2175497723634 ';





 

Apoio

Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Comunicação

Animus recebe apoio financeiro do edital

PRÓ-REVISTAS 2017 nº 11/2017

 

ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiática

e-mail: revistaanimus@ufsm.br

Classificação Qualis-CAPES: A3

Temática classificada CNPQ: Comunicação: 6.09.00.00-8

DOI: 10.5902/21754977

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


Indexada em:

Compartilhe Revista Animus