Contribuições Pervasivas da Publicidade online para os debates sociais no Brasil: casamento civil igualitário

Autores

  • Francisco Leite Universidade de São Paulo
  • Leandro Leonardo Batista Universidade de São Paulo
  • Joseane Terto de Souza PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497713758

Palavras-chave:

Publicidade, Mídias sociais, Facebook, Casamento civil igualitário, Efeitos

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre alguns direcionamentos da contribuição que a publicidade brasileira está promovendo nas mídias sociais ao agendar em suas narrativas temas direcionados à compreensão e o respeito às diversidades socioculturais, como o casamento civil igualitário entre indivíduos do mesmo sexo.  Partindo de um estudo de caso do anúncio “Dizer sim é mais fácil com a ajuda do Banco do Brasil” publicado, em 2013, na página do banco no Facebook, buscar-se-á observar como as tentativas de adaptação da publicidade às tecnologias da internet estão colaborando para coletivamente edificar e avançar com debates sobre temas cívicos, sem desconsiderar nesse percurso a sua proposta mercadológica para o consumo.

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Biografia do Autor

Francisco Leite, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com período sanduíche (CAPES), na Itália,  na Scuola di Dottorato in Scienze Psicologiche e della Formazione, na área Metodologia della ricerca qualitativa, da Università degli Studi di Trento e no Dipartimento di Scienze per la Qualità della Vita, Università di Bologna. É professor no curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Pesquisa de Mercado em Comunicações da ECA-USP.

Leandro Leonardo Batista, Universidade de São Paulo

Professor Doutor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Comunicação Social pela University of North Carolina at Chapel Hill, EUA. Foca seus estudos em metodologias quantitativas e qualitativas, tendo como base principal as teorias da psicologia cognitiva aplicada à área de comunicação social.

Joseane Terto de Souza, PUC-SP

Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP e especialista em Comunicação e Cultura pela mesma Instituição.

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Publicado

12-12-2014

Como Citar

Leite, F., Batista, L. L., & Souza, J. T. de. (2014). Contribuições Pervasivas da Publicidade online para os debates sociais no Brasil: casamento civil igualitário. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 13(26). https://doi.org/10.5902/2175497713758

Edição

Seção

Artigos Livres