MODELOS DE TRIAGEM PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHOS MAIS EFETIVOS PARA PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Autores

  • Lauro Ericksen Cavalcanti de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5902/231630549127

Resumo

O artigo trata dos contornos jurídicos, políticos, econômicos e ambientais de modelos optativos de padronização de preservação por triagem. O escopo mais geral consiste em demonstrar como a triagem pode ser um instrumento eficaz na preservação ambiental. Apresenta a estrutura operacional de cada modelo de padronização, indicando como cada um deles pode ser aplicado na prática; outro objetivo específico consiste em demonstrar como os princípios universalistas de proteção e preservação ambiental são falhos e pouco efetivos quando comparados com os métodos que se baseiam na triagem. A metodologia empregada apresenta os três padrões principais de triagem, tratando de seus elementos de preservação, bem como destaca suas implicações econômicas e políticas. Conclui que padrões de triagem são capazes de dinamizar e aperfeiçoar a alocação de recursos para a preservação ambiental, e, que eles também são capazes de modelar contextos jurídicos mais eficazes para a proteção ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauro Ericksen Cavalcanti de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Filosofia pelo Programa Integrado entre UFRN-UFPB-UFPE. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2012). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008) e Especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes - UCAM/RJ (2010). Cursou Tecnologia em Controle Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2004-2006). Também é graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Material e Processual do Trabalho, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito; na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, Estética e Filosofia Contemporânea. Tem obras publicadas na área da Teoria Geral do Direito, Filosofia do Direito e Ética. Oficial de Justiça Avaliador Federal do Tribunal Regional do Trabalho da Vigésima Primeira Região, com lotação no Foro de Macau - Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

20-08-2013

Como Citar

Oliveira, L. E. C. de. (2013). MODELOS DE TRIAGEM PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHOS MAIS EFETIVOS PARA PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 2(1), 29–55. https://doi.org/10.5902/231630549127

Edição

Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos