Desafios do ensino e da educação para uma cidadania consciente no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849222823

Palavras-chave:

Cidadania, Educação tecnicista, Pensamento Crítico

Resumo

Com o avanço das tecnologias e com as mudanças socioculturais a que se tem assistido, muito se fala sobre cidadania, embora poucos saibam o real o verdadeiro conceito e o real significado de tal palavra. Uma vez que o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) traz como missão “Educar para uma Cidadania Consciente”, a intenção deste trabalho é verificar se as práticas docentes condizem com o que é previsto no PPP da escola, que busca oferecer uma formação cujo “produto final” seja não apenas um operário, mas um operário cidadão. Para tanto foram aplicados questionários a alunos e professores, interrogando sobre o que pensam acerca desse tema na escola. Os resultados indicam que a questão da educação para uma cidadania consciente é aplicada, porém de maneira indireta. Assim, o maior desafio do CTISM é consolidar o ajuste entre a educação tecnicista, que imprime no ensino fortes características de sua origem, com a missão prevista no seu PPP.

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Biografia do Autor

Ascísio dos Reis Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Professor associado da Universidade Federal Santa Maria

Paulo Rogério Lemos, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Licenciado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria

Renan Piveta, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional

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Publicado

2016-07-03

Como Citar

Pereira, A. dos R., Corte, M. D. F., Lemos, P. R., & Piveta, R. (2016). Desafios do ensino e da educação para uma cidadania consciente no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Linguagens & Cidadania, 15(1). https://doi.org/10.5902/1516849222823