Desafios do ensino e da educação para uma cidadania consciente no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849222823Palavras-chave:
Cidadania, Educação tecnicista, Pensamento CríticoResumo
Com o avanço das tecnologias e com as mudanças socioculturais a que se tem assistido, muito se fala sobre cidadania, embora poucos saibam o real o verdadeiro conceito e o real significado de tal palavra. Uma vez que o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) traz como missão “Educar para uma Cidadania Consciente”, a intenção deste trabalho é verificar se as práticas docentes condizem com o que é previsto no PPP da escola, que busca oferecer uma formação cujo “produto final” seja não apenas um operário, mas um operário cidadão. Para tanto foram aplicados questionários a alunos e professores, interrogando sobre o que pensam acerca desse tema na escola. Os resultados indicam que a questão da educação para uma cidadania consciente é aplicada, porém de maneira indireta. Assim, o maior desafio do CTISM é consolidar o ajuste entre a educação tecnicista, que imprime no ensino fortes características de sua origem, com a missão prevista no seu PPP.Downloads
Referências
CORTINA, Adela. Ciudadanos del mundo. Hacia una teoría de la ciudadanía. 3. ed. Madrid: Alianza, 2005.
FREIRE, PAULO. Pedagogia do oprimido. 46 ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e Terra, 2005.
MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1998. p. 9.
MARSHALL, Thomas Humphrey. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
PÉREZ-LUÑO, Antonio Enrique. La ciudadanía en las sociedades multiculturales. In: CAMPUZANO, Alfonso de Julios. Ciudadanía y Derecho en la era de la Globalización. Madrid: Dykinson, 2007. p. 264-265.
PINTO, I.R.F. (2011). Atividades Promotoras de Pensamento Crítico: Sua Eficácia em Alunos de Ciências da Natureza do 5.º Ano de Escolaridade. Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico e Escola Superior de Educação de Lisboa.
RIVAS, Edelberto Torres. Poblaciones indígenas y ciudadanía: elementos para a formulação de políticas sociales em América Latina. In: BALTODANO, Andrés Pérez. (Coord). Globalización, ciudadanía y política social en América Latina: tensiones e contradicciones. Caracas: Nueva Sociedad, 2007. p. 173.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 3 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1984.
STRIEDER, Roque. Educar para a iniciativa e a solidariedade. Ijuí, RS: Editora UNIJUI, Coleção Educação, 2000. TENREIRO VIEIRA, C. O Pensamento Crítico na Educação Científica. Instituto Piaget, Lisboa, PT: Horizontes Pedagógicos, 2001.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Colégio Técnico Industrial. Plano Político Pedagógico (PPP), 2011.
WARAT, Luis Alberto. Ciudadania y Derechos Humanos de la Otredad. In: MARTÍN, Nuria Belloso (coord.). Los Nuevos Desafios de la Ciudadanía. Burgos: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Burgos, 2001. p. 9.