A AÇÃO CULTURAL NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUSICAL: DA EDUCAÇÃO POPULAR AOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • Márcio Penna Corte Real Universidade Federal de Goiás (UFG) https://orcid.org/0000-0001-8208-4583
  • Oscar Daniel Morales Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela dos Santos Morales Universidade Federal de Santa Maria
  • Sólon de Albuquerque Mendes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849231513

Palavras-chave:

Música, Educação, Movimentos sociais

Resumo

A AÇÃO CULTURAL NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUSICAL: DA EDUCAÇÃO POPULAR AOS MOVIMENTOS SOCIAIS

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Biografia do Autor

Márcio Penna Corte Real, Universidade Federal de Goiás (UFG)

É graduado em Educação Artística hab. Música Licenciatura Plena (1999) e Mestre em Educação (2001) pela UFSM. Doutor em Educação pela UFSC (2006), com estágio de doutorado sanduíche na UFBA, como bolsista do CNPq. Professor de Arte e Educação - Música, na graduação, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Cultura e processos educacionais, FE/UFG; e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais - Interdisciplinar, UFG, linha de pesquisa de Teorias e práticas das performances. 

Oscar Daniel Morales, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Artística pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), graduação em Licenciatura Em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1981). Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Doutorado no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências. Quimica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) com a Tese: Extensão Universitária: Concepção de Indicadores na Universidade Federal de Santa Maria (1960 - 2013). Lotado como professor no Departamento de Música do Centro de Artes e Letras (CAL - UFSM). 

Daniela dos Santos Morales, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Especial- Habilitação Deficiêntes Mentais pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Estado do RS - EEEFP Rafael Iop e professora - Secretaria da Educação - Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, ambas na cidade de São João do Polêsine. 

Sólon de Albuquerque Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professor de Arranjo e Composição, nível Adjunto A (dedicação exclusiva) da UFRB, lotado no CECULT (Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas).Possui graduação em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2009), graduação em Música Bacharelado Em Instrumento pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), graduação em Licenciatura Em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Teoria e Criação - UFPR (2009) e doutorado em composição musical pela UFBA (2014). 

Referências

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Publicado

2018-03-11

Como Citar

Real, M. P. C., Morales, O. D., Morales, D. dos S., & Mendes, S. de A. (2018). A AÇÃO CULTURAL NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUSICAL: DA EDUCAÇÃO POPULAR AOS MOVIMENTOS SOCIAIS. Linguagens & Cidadania, 2(1). https://doi.org/10.5902/1516849231513