O ENSINO E O MOVIMENTO DE GRAMATIZAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229317

Palavras-chave:

Gramatização, Ensino, Rio Grande do Sul.

Resumo

O presente trabalho tem como tema o movimento de gramatização do Rio Grande do Sul focalizando a constituição do saber metalinguístico e a constituição da língua portuguesa nas terras do extremo Sul do país no final do século XVIII e início do século XIX vinculado à constituição de uma língua nacional e ao seu ensino, às lutas pela posse do território, à vizinhança com os países latinos e à constituição do cidadão. Os dados desse trabalho são de uma pesquisa bibliográfica apoiada nos principais autores: Luís Augusto Fischer (2004), Neto Kraemer (1969), Dante de Latyano (1981), Regina Portella Schneider (1993), Walter Spalding (1998).  Está divido em dois grandes momentos: o ensino no Rio Grande do Sul: no período que antecedeu a Revolução Farroupilha (início do século XIX até 1835), durante a Revolução Farroupilha (1835 – 1844) e após o período revolucionário e o movimento de gramatização.

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Biografia do Autor

Rosaura Albuquerque, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Letras Vernáculas - Centro de Artes e Letras - UFSM

Referências

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Publicado

2017-12-23

Como Citar

Albuquerque, R. (2017). O ENSINO E O MOVIMENTO DE GRAMATIZAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229317