Cultura de consumo e produção de sentidos no texto publicitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228301

Palavras-chave:

Cultura de consumo, Produção de sentidos, Texto publicitário

Resumo

This article discloses a discussion concerning the culture of consumption from the analysis of an advertising text. We assume that the publicity almost always operates with the objective of reaffirming values and habits that tacitly moves through the society and many times with the purpose of creating new consumption habits based on those already existent. From the view of the French oriented Discourse Analysis, we aimed to identify how the meaning is produced in certain advertising announcement and the strategies used for the incitement of consumption.

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Biografia do Autor

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. Implementou e coordenou o Laboratório Experimental de Ensino de Línguas para Surdos, na mesma instituição. Certificada pelo Sétimo Exame Nacional de Proficiência no Ensino de Libras (Prolibras). Atua principalmente nas seguintes áreas: Análise do Discurso, Ensino da leitura e da escrita, Língua Brasileira de Sinais. Desde 2009 é professora da Universidade Estadual de Montes Claros.

Mariana Ramalho Procópio Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa. É Doutora e Mestre em Linguística do Texto e do Discurso, pela FALE/UFMG. Possui graduação em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Desenvolveu estágio doutoral na Université Paris XII, sob a orientação do professor Dominique Maingueneau, de novembro de 2010 a outubro de 2011. Atualmente é coordenadora do Curso de Comunicação Socia/Jornalismo da UFV e co-líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Linguagens e Tecnologias.

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Publicado

2017-07-26

Como Citar

Ribeiro, M. C. M. de A., & Xavier, M. R. P. (2017). Cultura de consumo e produção de sentidos no texto publicitário. Linguagens & Cidadania, 9(1). https://doi.org/10.5902/1516849228301