Ensino do gênero oral na escola: a prática do seminário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228270

Palavras-chave:

Textual types, Language, Seminar, Educational sequence

Resumo

The textual genres are important because of being the way for which communicates. It is noticed in this sense, meantime, that the oral types are more worn-out in the daily life and the written ones least taught in the schools, specially form them like the seminar, which they have a great usefulness and are not dominated by perfection by the pupils. In this form, the seminar shows up to be worked in a proposal of educational sequence aiming at the upgrading of the students.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Freitas Menezes, Universidade Candido Mendes

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Tem Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira / Linguística Aplicada na Educação pela Universidade Cândido Mendes - RJ. Atualmente faz Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências de São Paulo (FATECC).

Referências

Revista nova escola. A falta do que se ensina. São Paulo, ano 23, n. 215, set. 2008.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In:______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 277-326.

GERALDI, J. W. (Org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

GOULART, C. As Práticas orais na escola: o seminário como objeto de ensino. 2005. 206 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.

MACHADO, A. R. Uma experiência de assessoria docente e de elaboração de material didático para o ensino da produção texto na universidade. Revista Delta, São Paulo, v. 16, n. 1, 2000. In: SCHNEUWLY, B. Diversification et progression en DFLM: l'apport des typologies. Textes, discours types et genres. Etudes de Linguistique Apliquée, jul.-sep. 1991, p. 131-141.

MACHADO, A. R. Uma experiência de assessoria docente e de elaboração de material didático para o ensino da produção texto na universidade. Revista Delta, São Paulo, v. 16, n. 1, 2000. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (no prelo). A la recherche de moyens d'enseignement pour l'expression écrite et orale.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

ROJO, R. Apresentação: gêneros orais escritos como objetivo de ensino: modo de pensar, modo de fazer. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de letras, 2004.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Menezes, L. F. (2017). Ensino do gênero oral na escola: a prática do seminário. Linguagens & Cidadania, 10(2). https://doi.org/10.5902/1516849228270