Diário da queda de Michel Laub: o fragmento como condição de possibilidade para o narrador contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X84647

Palavras-chave:

Narrador, Romance Contemporâneo, Michel Laub

Resumo

Este artigo, com notas um tanto quanto ensaísticas, talvez, parte de um paradoxo formulado por Theodor Adorno no ensaio “A posição do narrador no romance contemporâneo”. Segundo ele, há um impasse entre a impossibilidade de narrar, que caracteriza o contemporâneo, e exigência de narração, necessária ao romance. No intento de responder a tal paradoxo, traçou-se um contraponto entre o narrador rememorativo de Em Busca do tempo perdido de Marcel Proust e o narrar fragmentado de O Diário da queda de Michel Laub. O artigo sustenta o tecido fragmentário do romance de Laub como uma condição de possibilidade para o narrador contemporâneo. Compõe base teórica deste artigo, principalmente, Adorno (2003 e 1988), Walter Benjamin (1985) e Jeanne-Marie Gagnebin (1999).

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Biografia do Autor

Alexandre Mariotto Botton, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, professor de Filosofia na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL/Unemat) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII/Unemat).

Referências

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Publicado

2024-04-08

Como Citar

Botton, A. M. (2024). Diário da queda de Michel Laub: o fragmento como condição de possibilidade para o narrador contemporâneo. Literatura E Autoritarismo, (42), e84647. https://doi.org/10.5902/1679849X84647