Esta é uma versão desatualizada publicada em 2004-01-01. Leia a versão mais recente.

Formalismo e perda da dimensão humana em A Metamorfose de Franz Kafka

Autores

  • Márcio José Coutinho Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74214

Palavras-chave:

Franz Kafka, A metamorfose, Formalismo, Dimensão humana

Resumo

A Metamorfose é uma obra cujo formalismo (ou realismo, conforme a concepção adorniana) manifesta-se através da deformação/transformação do protagonista, Gregor Samsa, em uma barata. Esta deformação/transformação e sua relação com o caráter formalista da obra serão analisadas no conto em questão, tendo em vista a contribuição de tais aspectos para o caráter compromissado deste texto literário. Neste sentido, ressalta-se a hipótese de que a transformação de Gregor Samsa em barata corresponde à perda de sua dimensão humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio José Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq, participante do Projeto Integrado Literatura e Autoritarismo

Referências

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

HEISE, Eloá & RÖHL, Ruth. História da literatura alemã. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1986.

KAFKA, Fanz. A metamorfose. Tradução de J. A. Teixeira Aguillar. Santiago: Publicações Europa América, 1988.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Fetichismo e reificação. In: Obras completas. MERQUIOR, José Guilherme. Arte e sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin. Rio Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.

STEINER, George. Language and silence. London: Pelican Book, 1969.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Versões

Como Citar

Coutinho, M. J. (2004). Formalismo e perda da dimensão humana em A Metamorfose de Franz Kafka. Literatura E Autoritarismo, (3), e7. https://doi.org/10.5902/1679849X74214