A leitura sociológica da obra Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74042Palavras-chave:
Feliz Ano Velho, Marcelo Rubens Paiva, Leitura sociológicaResumo
Em Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, tem-se uma narrativa que agrega as características da literatura moderna, permitindo que a obra seja analisada tomando como parâmetro o processo de inserção social do autor e a sua manipulação da linguagem no intento de causar estranhamento ao leitor para, assim, despertar neste algum tipo de reação. No âmbito deste estudo, serão levados em consideração o enredo e a estrutura formal da obra na tentativa de uma melhor compreensão do tema desenvolvido, buscando-se ainda uma articulação entre esses elementos e referenciais de História Social e Sociologia da Literatura, tendo em vista autores consagrados pela Escola de Frankfurt, dentre eles, Walter Benjamin e Theodor Adorno, como norteadores da investigação.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: BENJAMIN, Walter at al. Textos escolhidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Coleção Os Pensadores.
ADORNO, Theodor. Teoria estética. Lisboa: Martins Fontes, 1988.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad., apres. e notas de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense,1984.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: ____. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: ____. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CANDIDO, Antonio. A verdade da repressão. In: ____. Teresina, etc. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ____. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8. ed. São Paulo: T. A Queiroz, 2000.
PAIVA, Marcelo Rubens. Feliz Ano Velho. São Paulo: Círculo do Livro,1982.
PINHEIRO, Paulo Sérgio. Autoritarismo e transição. Revista USP. n. 9. São Paulo: USP, 1991.
ROSENFELD, Anatol. Arte e fascismo. In: ____. Texto / contexto II. São Paulo: USP/ UNICAMP/ Perspectiva, 1993.
ROSENFELD, Anatol. Reflexões sobre o romance moderno. In: ____. Texto/Contexto. São Paulo: Perspectiva, 1969.
SEGATTO, Jose Antonio. Cidadania de ficção. In: SEGATTO, Jose Antonio & BALDAN, Ude. Sociedade e literatura no Brasil. São Paulo: Unesp, 1999.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão. Sociais e criação cultural na Primeira República. 2. ed. São Paulo: Brasiliense,1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).