Der Leser macht das Kunstwerk: Brechts Gedicht “Der Rauch” und die Rezeptionsästhetik in der DDR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X73913

Palavras-chave:

Estética da recepção, História, Bertolt Brecht, Der Rauch

Resumo

Não se deve subestimar o significado do dia 17 de junho de 1953 para a literatura da extinta República Democrática Alemã (RDA). A maioria dos autores atuantes na época manifestou-se em relação à violenta repressão do movimento dos trabalhadores. Assim também o escritor alemão Bertolt Brecht (1898-1956). O efeito que o poema “Der Rauch” (A fumaça), escrito por ele na época da construção do regime e como reação aos acontecimentos do dia 17 de junho, ainda pode ter sobre o leitor nos dias atuais, é o tema deste trabalho. Busca-se embasamento teórico na teoria literária da RDA, a qual se voltou para a estética da recepção a partir dos anos 70.

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Biografia do Autor

Rosani Úrsula Ketzer Umbach, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorado em Neuere Deutsche Literatur pela Freie Universität Berlin, e pós-doutorado na Universidade de Tübingen, Alemanha

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Publicado

2009-01-01

Como Citar

Umbach, R. Úrsula K. (2009). Der Leser macht das Kunstwerk: Brechts Gedicht “Der Rauch” und die Rezeptionsästhetik in der DDR. Literatura E Autoritarismo, (13), 79–93. https://doi.org/10.5902/1679849X73913