História, cinema e literatura: intermidialidades em O amor de Pedro por João e O dia em que Dorival encarou a guarda

Autores

  • Leticia Sangaletti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X27971

Resumo

Propomo-nos a investigar como ocorre a relação entre literatura e cinema, apontando, através dos conceitos de intermidialidade, que fatos relacionados à história da ditadura militar aparecem nos objetos analisados. Também pesquisamos o que do texto literário foi utilizado na versão audiovisual, e que elementos foram incluídos no novo produto. Como corpus da na análise, selecionamos o oitavo capítulo do livro O amor de Pedro por João (1982), de Tabajara Ruas, e o curta-metragem baseado em tal excerto, O dia em que Dorival encarou a guarda (1986), com direção de Jorge Furtado. Para tanto, utilizamos como metodologia a Literatura Comparada, de Tânia Carvalhal, e a análise audiovisual, de Manuela Pernafria. O embasamento teórico dessa investigação está calcado nos textos sobre intermidialidade de Claus Cluver e Irina Rajewsky, conta com estudos acerca da teoria da adaptação de Linda Hutcheon, e outros textos de autores que nos permitem discutir as relações entre literatura e cinema.

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Biografia do Autor

Leticia Sangaletti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Referências

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Publicado

2017-07-13

Como Citar

Sangaletti, L. (2017). História, cinema e literatura: intermidialidades em O amor de Pedro por João e O dia em que Dorival encarou a guarda. Literatura E Autoritarismo, (20). https://doi.org/10.5902/1679849X27971