"The glorious fruit of our land": a Grande Guerra em Let England shake, de PJ Harvey
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X25174Palavras-chave:
Narrativas de guerra, Primeira Guerra Mundial, Estudos Intermídia, Estudos da CançãoResumo
Let England Shake, álbum conceitual de PJ Harvey de 2001, e a coletânea de curta-metragens homônima dirigida por Seamus Murphy em colaboração com a cantora, consistem em um exemplo contemporâneo de narrativa de guerra. As letras do álbum se concentram principalmente – mas não exclusivamente – na Primeira Guerra Mundial, especialmente na campanha de Galipoli, enquanto o filme de Murphy aborda os recentes conflitos no Oriente Médio. Este artigo evidencia como a imagem da guerra em Let England Shake é esteticamente construída tanto em canção quanto em imagens, apoiado pelas teorias de literatura de guerra – especialmente de Samuel Hynes – e por debates acerca da (est)ética da representação da violência.Downloads
Referências
BAITELLO JR, Norval. Imagem e Violência: A Perda do Presente. São Paulo em Perspectiva, Vol 13, No. 3, p. 81-84, 1999.
BRIDPORT NEWS. Bridport: Local rock star PJ Harvey talks to the News, 26 jan. 2011. Available at:
<http://www.bridportnews.co.uk/news/localnews
Bridport__Local_rock_star_PJ_Harvey_
talks_to_the_News/> Access in 15 Jun. 2016.
BROSMAN, Catherine Savage. The Functions of War Literature. South Central Review, Baltimore, Vol. 9, No. 1, p. 85-98, 1991.
EAMES, Tom. PJ Harvey wins Mercury Prize 2011 for ‘Let England Shake’. Digital Spy, 6 Set. 2011. Available at: <http://www.digitalspy.com/music/news/a339029/pj-harvey-wins-mercury-prize-2011-for-let-england-shake/> Access in 15 Jun. 2016.
FUSSEL, Paul. Never such Innocence Again. In: FUSSEL, Paul (Org.). The Bloody Game: An Anthology of Modern War. Abacus: London, 1991.
HARVEY, PJ. Let England Shake. Los Angeles: Vagrant, 2011. 1 CD (39:41 min): digital, estéreo.
HARVEY, PJ. Let England Shake: 12 Short Films By Seamus Murphy. Vagrant, 2011. 1 DVD: laser, estéreo.
HYNES, Samuel. A War Imagined: The First World War and English Culture. Vintage Digital, 2011 (Kindle Edition).
HYNES, Samuel. The Soldiers’ Tale: Bearing Witness to Modern War. New York: Penguin, 1997.
MASON, Bobbie Ann. In Country. New York: Harper Perennial, 2005.
McLOUGHLIN, Kate. War and Words. In: McLOUGHLIN, Kate (Org.). The Cambridge Companion to War Writing. New York: Cambridge, 2009. p. 15 – 24.
METACRITIC. Let England Shake. Available at: <http://www.metacritic.com/music/let-englandshake/
pj-harvey/critic-reviews?dist=neutral> Access in 15 Jun. 2016.
NEW ZEALAND HISTORY. Battleship Hill (Big 700). Available at: <http://www.nzhistory.net.nz/page/battleship-hill-big-700> Access in 15 Jun. 2016.
NORRIS, Margot. Writing War in the Twentieth Century. Charlottesville: University Press of Virginia, 2000.
O’BRIEN, Tim. The Things They Carried. Boston: Mariner, 2009.
SCHRODT, Paul. The Man Who Maketh Polly Jean’s Movies: An Interview with Seamus Murphy. Slant Magazine, 15 jan. 2011. Available at: <http://www.slantmagazine.com/house/article/the-manwho-maketh-polly-jeans-movies> Access in 15 Jun. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).