OS EDITAIS LICITATÓRIOS E AS OBRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Alessandra Daniela Bavaresco Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Dolores Velasquez Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucia Rejane Madruga Universidade Federal de Santa Maria
  • Vania Fatima Estivalete Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Licitação, Obras, Sustentabilidade.

Resumo

As aquisições públicas sustentáveis representam uma das formas de integração de critérios ambientais e sociais com vistas a diminuir os impactos que possam vir a prejudicar à saúde da população e ao meio ambiente. Neste contexto, a Instrução Normativa 01/2010 inclui critérios de sustentabilidade ambiental nos processos licitatórios na esfera federal. O estudo objetiva identificar tais quesitos nas licitações de obras e serviços de engenharia. Para isso, a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo apresenta um estudo de caso em uma Instituição Pública de Ensino Superior, ano 2011. De início, foram identificadas as exigências legais e sua relação com as etapas de um processo de licitação. Após, foram detectadas as ações sustentáveis adotadas pela instituição analisada. Pode-se concluir que a maioria dos critérios previstos pela legislação deve integrar o projeto básico ou executivo, contudo, as práticas sustentáveis devem acompanhar todo o processo licitatório, desde a elaboração do edital até a destinação final da obra. Percebe-se também, que a unidade estudada, embora não atenda os critérios referentes à reciclagem, origem da madeira e logística reversa, a mesma adota ações relativas à eficiência energética, água e gerenciamento de resíduos, o que revela, embora parcialmente, uma postura sustentável em seus processos licitatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Daniela Bavaresco, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Ciências Contábeis, ano 1993, UFSM

Especialista em Administração de Negócios, 2001, UFSM

Especialista em Controladoria, 2005, UFSM

Mestranda em Gestão Pública, UFSM

Técn Cont. lotada no Dpto. de Compras da UFSM

Diretora da Divisão de Materiais, Editrais e Contratos da UFSM 

 

Maria Dolores Velasquez, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), Especialização em Métodos Quantitativos - UFSM (1988) e Mestrado em Administração-UFSM (2008). Contadora da Universidade Federal de Santa Maria e Professor Auxiliar 1 do Centro Universitário Franciscano. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade pública, controle interno e licitações.

Lucia Rejane Madruga, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Licenciatura Plena Em Matemática - Centro Universitário Franciscano (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na gestão pública universitária e atua na área de administração, com ênfase em gestão de pessoas, gestão pública, agronegócios, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e aprendizagem social.

Vania Fatima Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) , mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e é doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão de pessoas, agronegócios, relacionamentos interorganizacionais e aprendizagem. Tem experiência em gestão universitária tendo exercido o mandato de Coordenadora no Curso de Administração da UFSM. Atualmente é Pró-Reitora de Recursos Humanos da UFSM.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

Bavaresco, A. D., Velasquez, M. D., Madruga, L. R., & Estivalete, V. F. (2013). OS EDITAIS LICITATÓRIOS E AS OBRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR. Revista Sociais E Humanas, 26(2), 347–362. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5819

Edição

Seção

Artigos Livres