Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175832332Palavras-chave:
Escola, Percepção, SocioeducaçãoResumo
O artigo tem como objetivo compreender as percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas, em privação de liberdade, sobre a escola. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório. Participaram do estudo três jovens, do sexo masculino, entre 24 e 27 anos, que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade. Foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada a qual continha questões sobre a escola, as relações que se estabelecem no contexto escolar, bem como as percepções sobre a escola após a privação de liberdade. Após análise de conteúdo, três categorias emergiram dos dados, a saber: (a) Percepção do jovem sobre a escola antes da medida socioeducativa, (b) Como o jovem percebe à escola durante a medida socioeducativa e por fim (c) A escola na socioeducação. Os resultados mostraram que a escola tem alcançado seu objetivo na socioeducação, quando consegue fazer com que o jovem possa refletir e almejar um futuro diferente do passado que lhe trouxe até a internação.
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