HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Rachel Shimba Carneiro
  • Maria Angélica Oliveira Gabriel UNISUAM
  • Monique Ribeiro de Assis UNISUAM
  • Angela da Silva Gomes UNISUAM
  • Jaqueline Sampaio Pereira
  • Jéssica Viveiros
  • Jorge Mendes
  • Tatiane Parrine dos Reis
  • Vera Lúcia Nascimento

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Professor, Ensino fundamental.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental atuantes em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociais foram avaliadas através do Inventário de Habilidades Sociais. Dos 65 professores avaliados: 34 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 9 com bom repertório; 3 com repertório médio; 6 com repertório abaixo da média e 13 com indicação para treinamento em habilidades sociais. A partir desse estudo, pode-se pensar em formas de aumentar o repertório de habilidades sociais do professor para a qualidade nas interações entre professor e aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Oliveira Gabriel, UNISUAM

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (UGF), docente e coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), docente do Instituto de Direito Público (IDP)

Monique Ribeiro de Assis, UNISUAM

Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF), Professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Gama Filho.

Angela da Silva Gomes, UNISUAM

Estudante de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Jaqueline Sampaio Pereira

Estudante de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Jéssica Viveiros

Estudante de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Jorge Mendes

Estudante de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Tatiane Parrine dos Reis

Estudante de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Vera Lúcia Nascimento

Estudante de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Downloads

Publicado

15-03-2015

Como Citar

Carneiro, R. S., Gabriel, M. A. O., de Assis, M. R., Gomes, A. da S., Pereira, J. S., Viveiros, J., Mendes, J., dos Reis, T. P., & Nascimento, V. L. (2015). HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista Sociais E Humanas, 27(3), 108–120. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083

Edição

Seção

Artigos Livres