Prevenção de quedas na hospitalização: oportunidades educativas na perspectiva dos trabalhadores de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769284145

Palavras-chave:

Acidentes por Quedas, Educação da População, Educação em Saúde, Enfermagem, Hospitalização

Resumo

Objetivo: descrever as oportunidades educativas identificadas pelos trabalhadores de Enfermagem para prevenir as quedas de pacientes adultos hospitalizados. Método: estudo qualitativo, descritivo, com 21 trabalhadores de Enfermagem de um hospital universitário no sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu de março a maio de 2020, com entrevistas semiestruturadas, submetidas à Análise de Conteúdo. Resultados: foram descritas pelos trabalhadores a necessidade de as ações educativas atingirem os envolvidos na prevenção das quedas, emergindo as categorias: Protagonismo do paciente na prevenção das quedas: a educação como estratégia para a percepção do risco; O desafio do envolvimento do familiar/acompanhante como potencializador do cuidado; Dialogicidade na prevenção das quedas: uma reflexão sobre o fazer diário. Conclusão: os trabalhadores identificaram as oportunidades de investimento na educação e na formação, considerando as experiências prévias e o contexto social, criando percursos de aprendizagem, testando novas abordagens para a prevenção de quedas e aprimorando seu papel educativo.

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Biografia do Autor

Deise Vacario de Quadros, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Enfermeira graduada pela UNiversidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem (NEGE), Membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (REBRAENSP/Núcleo POA), Enfermeira executiva da Gerência de Risco do Hospital de Cçínicas de Porto Alegre

Dra. Ana Maria Müller de Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Dra. Elisabeth de Fátima da Silva Lopes, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Pedagoga, Doutora em Educação. Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Juliana da Silva Lima, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem. Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eduarda Boufleuer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Dra. Daiane Dal Pai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 

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Publicado

2024-01-16 — Atualizado em 2024-01-16

Versões

Como Citar

Quadros, D. V. de, Magalhães, A. M. M. de, Lopes, E. de F. da S., Lima, J. da S., Boufleuer, E., & Pai, D. D. (2024). Prevenção de quedas na hospitalização: oportunidades educativas na perspectiva dos trabalhadores de Enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 14, e3. https://doi.org/10.5902/2179769284145

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