Práticas dos enfermeiros às pessoas em crise psíquica em decorrência do uso abusivo de drogas

Autores

  • Deivson Wendell da Costa Lima Universidade de São Paulo, São Paulo, SP Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN http://orcid.org/0000-0002-7020-2172
  • Mirya Karol Brasil Serafim Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN
  • Francisco Rafael Ribeiro Soares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN https://orcid.org/0000-0002-7163-1921
  • Antônia Líria Feitosa Nogueira Alvino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN
  • Alcivan Nunes Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN https://orcid.org/0000-0003-4222-6262
  • Magda Fabiana do Amaral Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769229596

Palavras-chave:

Enfermagem, Prática profissional, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Emergência

Resumo

Objetivo: compreender as práticas dos enfermeiros em serviço de urgência e emergência às pessoas em situação de crise psíquica decorrente do uso abusivo de drogas. Método: pesquisa descritiva, abordagem qualitativa realizada com 19 enfermeiros que trabalham no pronto-socorro de um hospital geral no interior do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, e após foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: os enfermeiros enfatizam que suas práticas são focadas nos sinais e sintomas da crise psíquica ou usam a escuta como instrumento de prática. Além disso, relataram que as dificuldades enfrentadas nas práticas são o preconceito ao usuário de drogas, a falta de capacitação na área de saúde mental e a estrutura física inadequada do hospital. Conclusão: evidenciou-se a necessidade de qualificação do enfermeiro para cuidar de pessoas que fazem uso abusivo de drogas e maior envolvimento dos serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivson Wendell da Costa Lima, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Enfermeiro. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo, Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil.

Mirya Karol Brasil Serafim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil.

Francisco Rafael Ribeiro Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Enfermeiro. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Estadual do Ceará, Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Mossoró, RN, Brasil.

Antônia Líria Feitosa Nogueira Alvino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Mossoró, RN, Brasil.

Alcivan Nunes Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Enfermeiro. Doutor pelo Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Estadual do Ceará, Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Mossoró, RN, Brasil.

Magda Fabiana do Amaral Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Mossoró, RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Lima, D. W. da C., Serafim, M. K. B., Soares, F. R. R., Alvino, A. L. F. N., Vieira, A. N., & Pereira, M. F. do A. (2018). Práticas dos enfermeiros às pessoas em crise psíquica em decorrência do uso abusivo de drogas. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(1), 18–32. https://doi.org/10.5902/2179769229596

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)